Clique aqui e acesse sua conta!
  Abra sua conta!

  Releases
  Contato

Sobre Nós | Sala de Imprensa | Releases


Mercantil do Brasil patrocina o 20º Inverno Cultural de São João Del Rei

Pelo sexto ano a instituição patrocina o evento e, nesta edição, oferece ao público uma oficina de grafite-stencil e uma apresentação de dança com sarau literário

Data: 17/07/2007

O Banco Mercantil do Brasil patrocina pelo sexto ano o Inverno Cultural de São João del Rei. O evento, que é hoje o maior festival de inverno do país em extensão, pois chega a 21 cidades da Estrada Real e da Trilha dos Inconfidentes ao celebrar a memória das trilhas e villas das "Minas Gerais", começou no dia 14 e vai até o dia 28 de julho, na cidade.
Os organizadores esperam um público de 80 mil pessoas ao longo dos 14 dias de evento no qual estão sendo oferecidas 70 atividades de arte-cultura e 68 oficinas de iniciação ou aperfeiçoamento, entre muitos espetáculos.

O Mercantil do Brasil patrocina o evento institucionalmente e, no dia 20, oferece a Oficina de Grafite e um espetáculo de Dança com Sarau Literário, ambos criados pelos integrantes do projeto Arte Favela, que é patrocinado pelo Banco.

A Oficina será dirigida a jovens entre 12 e 21 anos que terão a oportunidade de aprender a utilizar a técnica stencil para a produção de camisetas: "a proposta da oficina é capacitar os jovens para produzir camisetas utilizando o stencil, que é uma forma de grafite que usa chapas de raio-x para fazer os desenhos," afirma Hely Costa, arte-educador que coordena o Arte Favela. Hely comenta que a crítica social e a preservação do patrimônio histórico serão os temas inspiradores dos desenhos. A oficina acontecerá às 10 horas, no Campus da Universidade de São João del Rei.

No mesmo dia 20, às 17 horas, na Tenda, os jovens que participam do projeto Arte Favela apresentarão o Espetáculo "Ritmo e Poesia" que une Dança, Música Popular Brasileira e Literatura: "nosso objetivo com a oficina é promover o acesso dos jovens da periferia aos espaços de arte e cultura os colocando no centro do espetáculo, mostrando para o público da cidade histórica que a cultura também é construída na periferia," afirma Hely. No espetáculo, jovens de 14 a 18 anos farão um espetáculo de dança de rua utilizando movimentos B-Boy ao mesmo tempo em que outros meninos recitarão poesias, produzidas por eles próprios, ao som de músicas tocadas no violão por outros integrantes do Arte Favela. "É poesia com fundo musical de rap, baião, samba. Faremos uma mistura da cultura da periferia com a música popular brasileira," acrescenta o arte-educador. Durante a apresentação serão ensinadas as técnicas de dança para o público.

O projeto Arte Favela

O Arte Favela, projeto patrocinado pelo Mercantil do Brasil, é uma iniciativa que tem como objetivo principal democratizar a arte e a cultura. Criado em 2003, ele é realizado na Vila Presidente Vargas, região nordeste de BH, onde atende cerca de 100 crianças entre 10 e 21 anos.

O Arte Favela realiza atividades que promovem a fusão do grafite com artes plásticas, a fusão do ritmo e poesia com a música popular brasileira, ensina rap, black music e groove, o estilo B-Boy de dança e oficina de desenho animado.






 


   
ajuda
mapa do site